Por que os católicos guardam o domingo?

Compartilhe esta notícia:

‘Sem o domingo, não podemos viver’ (Bento XVI, no Angelus de 26-6-2011)

Muitos textos do Antigo Testamento determinam que o período dedicado ao Senhor fosse o último dia de cada semana. Daí a palavra shaba, que tanto significa “repouso” como “sete”.

Jesus, o Redentor, renovou a antiga ordem das coisas. Completou a Revelação que Deus havia começado no Antigo Testamento. Em particular, sobre esse assunto, Jesus mostrou que o sábado não é absoluto, mas relativo.

Nos relatos da ressurreição, que encontramos nos Evangelhos, percebemos que o Senhor Deus levou à perfeição sua obra não em um sábado, mas na madrugada do primeiro dia da semana. Daí a palavras “Domingo”, que significa “o dia do Senhor.

Assim, no sábado, que , foi no fim da vida terrestre de Jesus um dia de silêncio para os discípulos era dia de alegria e festa no Antigo Testamento, dia em que se viram desconcertados, justamente porque, tendo morrido na sexta, Cristo passou o sanado no sepulcro, como que subjugado pelas morte.

A nova criatura, ou seja, o Senhor Ressuscitado, novo Adão, só surgiu no Domingo.

Desde ento, o primeiro dia da semana passou a simbolizar a nova ordem das coisas,a nova criação restaurada por Cristo. No Domingo, e não no sábado, é que os cristãos exprimem sua fé.

Compartilhe esta notícia: